terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Papo Leckard: Qual a Melhor Geração de VideoGames que já Existiu?

Começo aqui um novo espaço no Games Leckard. No Papo Leckard vocês vão conferir muitos de meus pensamentos e opiniões, que sem dúvidas vão causar alguma polêmica. 

Mas o importante na vida é ter a sua opinião não é mesmo ? Então vamos a minha!!

Nesses dias estava fazendo meus passeios virtuais ao lado de meu bom amigo Google, quando me deparei com um assunto que me fez pensar bastante. Vem ai a nova geração de Consoles de Videogames.

Foi então que eu comecei a pensar sobre o que a atual geração de videogames significa pra mim, e o que significaram as outras. Ao término de meu pensamento cheguei a conclusão que compartilho agora com vocês amigos.


Antes de mais nada quero deixar bem claro que esse tópico nada tem haver com qual o melhor Videogame de sua geração. Os nomes de Videogames citados são apenas como referência a geração a qual ele pertenceu.




Tudo começou com o Tele-Jogo. Uma senhora evolução, pois do nada surgiu o primeiro videogame, aquilo que podíamos ligar a uma TV e se divertir com joguinhos básicos como passatempo.




Então surgiu o Atari 2600. Uma nova evolução havia chegado, agora os jogos não ficavam na memória do console, mas você podia comprar vários jogos diferentes, os famosos cartuchos, e joga-los como um passatempo normalmente com looping infinito, e sem ter um “porque” do personagem do jogo estar ali fazendo o que quer que fosse, ou seja, sem história.




Chegamos então a fantástica geração 8bits, e seu maior representante Nintendo. A evolução foi fantástica, foi nessa geração que a maioria dos “gamers” surgiram, e eu incluso.

 Agora os jogos tinham começo, meio e fim. Finalmente havia histórias cativantes que faziam você se esforçar cada vez mais para conseguir finalmente e super satisfeito ver o fim do jogo.

Os gráficos não eram mais de “palitos quadriculados” os quais só com muita imaginação você conseguia entender do que se tratava. Os gráficos eram incríveis, multi-coloridos.
As músicas tão bem feitas que ate nos dias de hoje fazem sucesso.

Enfim, foi uma geração inesquecível e sempre será.




Surgiu então para nossa alegria a geração 16 bits. Uma geração extremamente forte e com certeza uma das mais jogadas ainda nos dias de hoje.

 A evolução gráfica foi fenomenal, assim como a capacidade de fazer jogos cada vez mais longos. As músicas foram outro destaque, e podíamos começar a ouvir efeitos sonoros com vozes.

Uma geração na qual nasceram inúmeros clássicos que perduram com continuações ate os dias de hoje. Uma geração que fez muito de nós Gamers virarem programadores e com muito esforço se dedicarem a relançar versões de seus jogos preferidos, ou mesmo dar a eles continuações dignas de uma grande empresa.




E como o progresso não para, surgiu a geração 32 bits. Essa foi uma geração que veio para revolucionar o conceito de vídeo games novamente.

Tinhamos agora os gráficos 3d, que já haviam ensaiado saírem na geração passada, mas de forma muito rudimentar. Os gráficos 3d vieram para dominar, mesmo sendo muitas vezes inferiores em qualidade aos gráficos 2d da geração passada.

 A grande maioria dos jogos eram feitos dessa forma, e vimos novamente grandes clássicos nascendo. Os cartuchos foram substituídos pelos CDs, e isso obviamente dava uma qualidade de músicas e sons nunca vistos antes.

Apesar de amar jogos 2d, foi aqui que comecei a ver que era impossível fazer alguns tipos de jogos sem a utilização do 3d. Apesar de seus gráficos muitas vezes “estranhos” e “quadradões”, a evolução que o 3d obteve nessa geração ficará sempre marcada no tempo.




Seguindo adiante nos deparamos com a perfeita geração 128 bits. A evolução dos gráficos em 3d foi assustadora. Usariamos agora o DVD para rodar nossos jogos de qualidade impressionante.

Novos clássicos nasceram, e infelizmente alguns morreram. Infelizmente nessa geração, assim como na antiga, a insistência em transformar clássicos 2d em 3d cresceu mais e mais, e apesar de considerar essa geração extraordinária, confesso que cada vez mais eu me perguntava quando as grandes empresas do ramo iriam perceber que certos jogos devem manter para sempre seu elemento 2d.




E cá estamos com a atual geração de 360 bits. Novamente uma bela evolução no gráfico, mas sinceramente, essa é de todas as gerações a que mais me decepcionou, o motivo é simples, eu não vejo nada nessa geração que não poderia ter sido feito na geração passada.

Temos nessa geração evolução gráfica e nada mais que me interesse. Tudo bem, temos os sensores de movimentos, mas em minha opinião eles nada mais são do que um belo “pé no saco”. Nessa geração começamos também a jogar online, que eu também acho pura perda de tempo.Uma geração que em minha opinião esta devendo, e que pelo andar da carruagem vai mesmo é ficar nisso.

E agora como vocês já sabem, estão preparando uma nova geração de consoles. Admito que estou 100% desanimado, o que esperar? Mais gráficos ? Sinceramente, os gráficos atuais são muito mais do que o suficiente para causar espanto, estão muito próximos da realidade.

 O que eu espero dessa próxima geração de PS4 e Xbox 720 é apenas mais gráficos, e talvez melhores captores de movimento.


 Infelizmente a verdade é que a indústria de games se perdeu de seu caminho, nos dias de hoje o dinheiro esta acima de tudo, e é raro jogarmos um bom jogo feito com carinho e atenção como jogávamos antigamente. Nos dias de hoje o jogo é lançado incompleto (salvo raras exceções), para então lançarem DLLs caça Niqueis.

Isso nada mais é do que uma forma de mostrar como mudou pra muito pior a mentalidade das grandes empresas. Outra forma de provar isso é perceber o grande sucesso que jogos Indies andam fazendo, pois esses sim são feitos não apenas com a intenção de ganhar dinheiro, mas também com um carinho especial que um artista teria ao criar sua obra prima.

Enfim, em minha opinião a maior evolução já vista nos games foi sem dúvidas o nascimento da era 8bits. Essa foi uma época mágica, na qual teve inicio toda a base que é mantida ate os dias de hoje para os jogos, ou seja, uma história do porque você esta lá jogando.

E na opinião de vocês qual a maior evolução que já existiu nos videogames ? O que vocês esperam da próxima geração que esta por vir ?

Um abraço gente!

7 comentários:

  1. eu aindo prefiro atari e odissay,nada melhor que um river raid ou pitfall...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é curtir um bom Videogame, seja ele velho ou novo não é mesmo ? rsss

      Um abraço !!

      Excluir
  2. é mano ta deixando a desejar essa geração. Eu esperava mto mais.
    Gostei da era dos 16 bits até 128, acho que melhorou a partir do tempo. Víamos histórias mais bem elaboradas que nos prendiam e vão ficar para sempre em nossas memórias, mas a geração hj em dia putz....

    não espere mais nada do que gráfico, claro que tem exceções, tem jogos bons, mas inesquecíveis já não posso afirmar, vms ver se melhora né...

    ResponderExcluir
  3. vei pra mim as melhores gerações foram a 2 3 5 e 7

    ResponderExcluir
  4. vei pra mim as melhores gerações foram a 2 3 5 e 7

    ResponderExcluir
  5. cara, vc tá falando muita besteira...
    Você despreza o fato de na ultima geração nós jogarmos online?
    e os serviços online? Live, PSN e NFC?
    Kinect,Move, Wii remote, também não foram nada demais?
    Os Gráficos aumentaram drasticamente.

    pare de falar besteira

    pare de falar besteira

    ResponderExcluir