Tudo na paz galera? Espero que vocês tenham aproveitado bastante o carnaval, eu fiz o possível na minha cidade dormitório Petrópolis, esse “fiz o possível” leia-se “ficar bêbado”.
Com o fim da ressaca chega a hora de mais um Causos Leckard, e esse não é qualquer causo não, pois trata-se de meu primeiro e querido videogame e de uma pessoa inesquecivelmente amada em minha vida.
Um belo dia de sol estava eu vagabundeando na rua procurando o que fazer, quando meu amigo Claudio me chama pra jogar videogame na casa dele, Eu sinceramente achava o Atari um “chute nos ovos”, não via a menor graça nele, e ainda hoje não vejo, então disse que não queria, que era melhor ir todo mundo bater bola no campinho da rua. Daí ele me veio com o nome Bit System, nome esse que ele metido a falar inglês pronunciava “baite system”. Tudo bem, logicamente era mais um clone do Atari, e como ninguém queria ir jogar bola, fomos então conhecer o videogame dele.
MAS HEIM ??????????? O QUE QUE É ISSO ASSIM ???? Foi mais ou menos essa a minha reação quando ele ligou o aparelho e me mostrou o Jogo Super Mario Bros . Putz, um mundo novo havia se mostrado a mim, mundo esse que eu sempre sonhei em ver. Haviam no jogo músicas incríveis, gráficos lindos e acima de tudo havia um motivo pro boneco bigodudo estar ali enfrentando terríveis cogumelos a afins, ele precisava SALVAR A PRINCESA !!!!! Caracas !!! Mas que show!!! Que história bem bolada !!! Pense bem, pra quem nunca havia antes visto história no Atari essa era a primeira vez em que eu via um “porque” de estar jogando.
A cada fase que passávamos o jogo nos prendia mais e mais, simplesmente não entrava na minha cabeça as fases não se repetirem, elas eram sempre diferentes, Meu Deus! Ate fase na água tinha !!! Passamos boas horas de diversão, ate que o pai dele chegou em casa e espantou a mulambada.
Naquele mesmo dia meu pai e toda a família teve que aturar eu falando do jogo em assuntos intermináveis, na minha cabeça esse assunto era tão interessante para eles como era para mim, e obvio que o assunto sempre terminava com a frase dita cheia de lagrimas nos olhos e cara de cachorro pidão “compra pra mim um Bit System?”
É meus amigos, o chororô foi interminável nos ouvidos de meus pais e meus avós, e na semana seguinte minha querida avó Guiomar me chamou e fomos a uma loja comprar o tal videogame.
Cheguei ao local cheio de marra, eu quero comprar o “baite system” e o cara pra mim, esse videogame não temos não, temos o Bit System serve ? Humildemente aceitei a oferta. Sai de lá feliz da vida segurando meu prêmio como se fossem barras de ouro que valem mais do que dinheiro (Má oiii Lombardi), e o jogatina que se iniciou da era dos 8 Bits dura ate os dias de hoje, infelizmente não mais com meu Bit System, que após vários consertos com papel de pão nos botões afundados e assistências técnicas simplesmente pifou de vez, mas durou o bastante ate ter sido substituído por um Mega Driver. Mas hoje não vou falar dos videogames que tive e sim das jogatinas com o Bit System e minha eterna parceira de Super Mario Bros.
O lance é que assim que liguei meu Bit System lá estava minha vó comigo, de inicio observando, e assim que surgiu meu convite lá estava ela jogando comigo e se amarrando demais !! Conforme eu ganhava alguns jogos, minha vó também se aventurava por eles, aqueles mais simples, “jogos de bichinhos” como eu os chamo.
A especialidade dela e o mais querido era mesmo Super Mario, mas ela também gostava muito de se aventurar por Adventure Island. Meu outro parceiro de jogatinas era meu pai, como nos jogávamos Contra (e ele me roubava vidas sem parar) e Double Dragon 2, nossa, fechamos ambos inúmeras vezes, e a cada vez era diferente, era um convite para fecharmos de novo.
Eram bons tempos esses, e com o passar dos anos minha vó herdou o meu Bit System. Era ótimo ligar o aparelho pra ela, e deixa-la se divertindo a tarde inteira. E como ela amava jogar Super Mario. Lembro-me que minha avó foi uma pessoa a frente de seu tempo, sempre que o Mario precisava pular um buraco, lá ia junto o joystick pra cima. Eu ria demais com ela fazendo isso, mal sabia eu que chegaria o dia em que eu faria o mesmo com os jogos de ps3 e seu sensor de movimentos.
Como eu disse, infelizmente um dia o Bit System pifou de vez, e mesmo eu tentando apresentar alguns jogos de Mega Driver a minha vó, percebia que ela não gostava, não adiantava Sonic, ela queria o bom e velho Super Mario pra ela brincar.
Com isso, prometi a mim mesmo que iria comprar pra ela um novo console de 8 bits. Mas o tempo foi passando e nada do aparelho. A gente acha por vezes que as pessoas são eternas não é mesmo? Principalmente quando é de nossa família. Mas as coisas não são bem assim, minha avó foi envelhecendo e ficando com mais problemas de saúde, quando percebi isso vi que já era difícil encontrar a venda um clone de Nes, mas por ajuda de Deus um belo dia passeando pelo Shopping vi um desses DVD players que vem com alguns jogos de 8 bits na memória ou em cd, corri e comprei um imediatamente.
Foi uma coisa mágica poder ver minha vó novamente com um sorriso no rosto ao jogar Super Mario, e ate hoje me sinto culpado por não ter comprado antes um clone qualquer de NES para vê-la sorrir.
Tive a sorte de vê-la jogar durante algumas semanas, mas infelizmente parece que ela já estava aguardando por isso, já estava a espera de mais uma vez poder se divertir com o Mario Bros.
Minha avó Guiomar infelizmente partiu, e a mim resta agradece-la por tudo o que ela fez por mim, e pelas inúmeras tardes de jogatinas de Super Mario Bros.
Vó, que Deus a tenha, e que você possa saber o quanto eu lhe sou agradecido por ter sido a pessoa incrível que você sempre foi e será !!
E você meu amigo leitor, quem presenteou você com o seu primeiro videogame ? Existe alguém em sua casa que amava jogar algum videogame que você teve e não tem mais ? Se existe, não perca tempo, corra, compre um videogame similar e de a essa pessoa de presente. Acredite, ela vai adorar e se divertir muito, mas no final das contas quem vai ganhar o presente é você !
Um abraço gente, e obrigado pela leitura !
Caracasss... a vó jogava Super Mário????? Eu naum sabia dessa!! kkkkk Só a vó Guiomar msm!!! :) Saudades...
ResponderExcluirCom certeza Patty, e jogava direto! Ela ficava horas e horas tentando passar as fases, o mais longe que a vi chegar foi na terceira fase, mas isso jamais a fez desistir rss
ExcluirBons tempos que se foram e saudades que ficamos !